É comum entre os pacientes as dúvidas sobre como se preparar para a rinoplastia. Por isso, resolvi escrever este artigo, dando informações valiosas para você agir corretamente no seu período pré-operatório.
Alimentação
O controle do que ingerimos é fundamental para o preparo do nosso corpo, por isso, recomendo uma alimentação balanceada e rica em substâncias que vão favorecer o seu corpo neste processo. Confira estas dicas:
Consuma carnes magras e peixes, pois a proteína presente nestes alimentos é importante para a recuperação de tecidos, favorecendo a cicatrização.
Além disso, é recomendado ingerir gorduras saudáveis: nem toda gordura é maléfica, pelo contrário, a ingestão de gorduras consideradas “saudáveis” na quantidade certa é fundamental para algumas funções do corpo, como a cicatrização e a prevenção de inflamações. Entre elas: ácidos graxos, ômega 3 e óleos vegetais, presentes em peixes e no azeite, por exemplo.
Alimentos ricos em ferro também favorecem a cicatrização, além de prevenir a anemia. Entre outras substâncias importantes estão a Vitamina C e alimentos ricos em fibras
É importante consumir líquidos, de preferência à água, para manter o seu corpo hidratado, eliminar toxinas e reduzir o inchaço.
Evite bebidas alcoólicas e o tabagismo
Estas substâncias prejudicam a circulação do seu corpo e podem causar problemas na sua recuperação. O prazo ideal para cortar estas substâncias é de 2 semanas antes da cirurgia.
Organize sua agenda
No pós-operatório é importante você ter um tempo de repouso, dê preferência para fazer a cirurgia nas suas férias ou em outra data em que você possa ter alguns dias de descanso.
Preparo psicológico
É importante ter cuidado com o seu estado psicológico desde o preparo para a cirurgia até o pós-operatório. Converse com o seu médico para se tranquilizar, busque manter sua mente calma, evitando a ansiedade e a insegurança. Se necessário, busque ajuda a profissional de um psicólogo.
É importante o paciente ter ciência que para o seu pré-operatório ser proveitoso, é necessário seguir todas as recomendações do seu médico. Assim, você aumenta as chances de êxito da sua cirurgia e otimiza o tempo do seu pós-operatório.
Espero que este conteúdo tenha ajudado! Você conhece alguém que está se preparando para uma cirurgia? Encaminhe este artigo para ele(a)!
Até mais!